Sopa Minestrone

Um dia de chuva e friozinho é sempre um convite para uma panela de sopa.

A sopa minestrone é uma das sopas mais antigas de todas e diz-se que é de origem italiana, mas ela existe muito antes da Itália que conhecemos.

Estamos falando de uma sopa grossa e simples feita com vegetais e massas, criada numa época de escassez de alimentos. Sabe quando você pega tudo o que tem sobrando na geladeira e resolve fazer um mexidão? Bom, a sopa minestrone era basicamente tudo o que os camponeses pobres tinham numa época em que quase não havia comida.

Depois do século II. a.C, quando as coisas começaram a melhorar, foram introduzidas carnes nas sopas e há muita gente que faz a minestrone com carne, o que nos leva ao resumo da ópera: Não há uma receita tradicional original de minestrone. Devido a essas origens e à ausência de uma receita fixa, dificilmente você vai provar duas sopas exatamente iguais.

Os ingredientes mais comuns são: Feijão, cenoura, cebola, lentilha, repolho, aspargos, tomate, nabo e claro - pasta - mais conhecida como macarrão.

Para ser fiel a origem e fazer da forma tradicional é óbvio que você não deve seguir essa receita a risca, use-a como guia, substituindo por coisas que você tenha em sua geladeira.





Sopa Minestrone


Ingredientes

1 cebola picadinha
2 dentes de alho amassados
3 colheres de cheiro verde picado
3 tomates, descascados e cortados em cubos médios
2 talos de aipo em cubos
1 abobrinha, cortada em cubos médios
3 cenouras descascadas e cortadas em cubos médios
3 batatas descascadas e cortadas em cubos médios
300 gramas de feijão
100 gramas macarrão
4 colheres de sopa de azeite
8 xícaras de água


Modo de Preparar

Antes de tudo: Deixe o feijão de molho [do mesmo jeito e durante o mesmo tempo que você já faz quando vai cozinhar seu feijão do dia a dia]
Na hora de preparar: Em uma panela doure a cebola e o alho no óleo, adicione os tomates e depois de alguns minutos, os outros legumes e o feijão. Cozinhe em fogo médio por cerca de 40 minutos. Abra a panela, adicione o macarrão e cozinhe por 10 minutos em fogo baixo.

Quando estiver pronto para servir, regue um pouco de azeite, polvilhe com parmesão ralado e adicione algumas folhas de manjericão.


...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiramisu de Cevada

Tarte Bresilienne

Açaí grego