Bobó de Camarão


O Bobó de Camarão é uma das receitas com gostinho de Brasil que eu mais gosto de fazer aqui nos EUA. De origem africana e popularizada na Bahia, a receita faz parte da culinária brasileira desde o século XVII. Alguns ingredientes foram substituídos de acordo com o que tem mais facilmente disponível por aqui (por exemplo, o azeite de dendê eu substituo por azeite de oliva).

Bobó de Camarão


Ingredientes

1 kg de camarão fresco (ou descongelado)
3 dentes de alho picados
Suco de um limão
1 kg de mandioca (yucca), descascada e cortada em cubos
2 cebolas (1 cortada em rodelas e 1 ralada)
1 folha de louro
6 colheres (sopa) de óleo de coco
400 ml leite de coco
1 maço de cheiro-verde picado
600 ml molho de tomate
2 colheres (sopa) de azeite de dendê (ou oliva)
2 colheres de chá flocos de pimenta vermelha
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

Lave os camarões e tempere com sal, alho, pimenta e limão, deixe marinar. Ferva a água em uma panela e cozinhe a mandioca em pedacinhos, com louro e a cebola em rodelas. Quando a mandioca amolecer, acrescente 200 ml de leite de coco (não precisa escoar se a água estiver abaixo do nível da mandioca). Deixe esfriar um pouco e bata tudo no liquidificador.

Em uma frigideira funda e larga, adicione o óleo de coco e frite a cebola ralada até dourar. Acrescente os camarões e frite. Adicione o molho de tomate o cheiro-verde, o pimentão e deixe cozinhar por 5 minutos. Por último, adicione a mandioca batida no liquidificador e o restante do leite de coco. Termine de temperar com o sal, pimenta-do-reino e flocos de pimenta vermelha. Deixe levantar fervura e desligue o fogão.

Sirva com arroz branco e salada verde.


...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiramisu de Cevada

Tarte Bresilienne

Açaí grego