Tempero Caseiro

Tempero é aquele toque pessoal, mas é também a base de tudo. 
Não vejo razão melhor para compartilhar a receita do meu tempero básico do dia a dia.

Era julho de 2009 lá na histórica Congonhas do Campo (MG) e a dona Chica estava fazendo almoço para a gente; Os paulistas visitantes que não estavam com frio. 

O cheiro do arroz refogado me lembrou a infância. Memória olfativa é uma coisa tão legal que podia ser considerada um super poder. Em resposta ao elogio, a dona Chica me assegurou que me daria uma cópia da receita do tempero. Quem conhece os mineiros não vai estranhar saber que além da receita plastificada, fui embora de lá com um enorme pote do tempero que infelizmente não chegou utilizável em Campinas. 

Mas de lá pra cá, o tempero da dona Chica (que na verdade era de uma amiga da amiga dela) se tornou o meu tempero.  A cada "x" semanas, um novo lote dele adorna o interior da minha geladeira, que quem diria? veio morar a 1 hora da casa da dona Chica, aqui nas Minas Gerais.

O que eu mais gosto nesse tempero é que ele não tem sal e isso faz diferença na hora de refogar os alimentos.


Tempero Caseiro sem Sal


Ingredientes

1/2 copo americano de óleo 
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de pimenta do reino moída
1 noz moscada ralada
2 colheres de sopa de vinagre
2 cebolas grandes
1 copo de alho descascado
7 galhos de salsinha
4 hastes da cebolinha
2 folhas de louro
1 colher de sopa de orégano


Modo de Preparo

Bater tudo no liquidificador ou processador e conservar em pote tampado na geladeira.

O tempero tem validade suposta de 3 meses (sempre na geladeira), mas não dura o suficiente para atestar esse prazo.

*Considerações adicionais: Eu não sigo a receita à risca, bato 1 kg de alho por vez, com um maço grande de cheiro verde, tiro a pimenta do reino (Gosto dela moída na hora), diminuo a quantidade de óleo e ás vezes coloco manjerona, alecrim e manjericão. Essa receita expandida rende vários potes, que a gente divide e rateia com as amigas.



...




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiramisu de Cevada

Tarte Bresilienne

Açaí grego