Torta Holandesa

A torta holandesa é uma sobremesa queridinha dos brasileiros e muita gente não sabe que de holandesa, ela só tem o nome. Criada em Campinas ela tem inspiração na culinária holandesa e é muito tradicional na confeitaria paulistana.

Existem meia dúzia de receitas que circulam por aí e que vão desde o "Por favor escondam esse trem se não vou comer tudo!" até o "E pensar que essa porcaria vai me engordar ainda por cima...".

Testei várias receitas ao longo da vida e essa é - de longe- a melhor de todas.
Em casa essa receita tem seu lugar cativo; aquela que entra de sola, aquele mimo que a gente faz para amigos queridos. É a receita certa para ocasiões especiais e sim, dá para ganhar uns corações com ela. ( ↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A)

Torta Holandesa

Ingredientes
1 lata de leite condensado Moça 
200 ml de creme de leite Nestlé 
1 pacote de gelatina sem sabor
3 ovos (Só as gemas)
1 pacote de bolacha Maizena
1 pacote de bolacha Calipso
200 gramas de chocolate meio amargo de muito boa qualidade
1 embalagem de creme de leite fresco

Utensílios
Batedeira
Forma de aro removível

Como Fazer

Antes de tudo, forre o fundo da forma com a bolacha maizena e as laterais com a bolacha Calipso.
Ás vezes uma cai por cima da outra, mas com um pouco de paciência fica tudo bem certinho.
Dica: Deixe um espaço de uma Calipso para a outra, para não dificultar na hora de cortar a torta.

*Muita gente gosta de fazer a base de bolacha maizena triturada, com manteiga para dar "liga"... Eu pessoalmente não faço assim e não gosto dessa massinha que é gordurosa e sem graça. A bolacha do jeito original dá uma apresentação bonita, o gosto é muito melhor e dá muito menos trabalho. 

Creme Branco

Em banho-maria (uma panela pequena dentro de uma panela grande com água nessa última) coloque a lata de leite condensado e as três gemas peneiradas. Coloque a panela menor na outra e em banho-maria, misture o leite condensado e as gemas. Numa outra vasilha dissolva a gelatina em pó, conforme instrução do fabricante. Coloque a gelatina na mistura da panela pequena e mexa mais um pouco. Assim que a mistura parecer homogênea, desligue o fogo e deixe a panela esfriando.

A seguir, prepare o chantilly. Há vários modos de fazê-lo, mas eu só recomendo um: porque já que é para engordar, vamos engordar com coisa boa. Bater o creme de leite fresco.
Achar creme de leite fresco pode ser um problema em algumas regiões do país, mas no sul e sudeste é possível encontrar em supermercados maiores e qualquer horti-frutti chique. Na embalagem do dito, tem instruções de quantidade de açúcar para adicionar.

Eu já bati chantilly à mão uma vez para nunca mais na vida. Então sim, batedeira é indispensável nesse processo.

A seguir, misture delicadamente o chantilly ao creme da vasilha (que deverá ter esfriado para não desfazer o chantilly). O perigo de a torta dar errado existe nessa hora, então olho no ponto e na temperatura.

Feito isso, despeje o creme branco na forma, leve ao congelador e volte aos seus afazeres favoritos.

Creme Escuro

Volte para a cozinha depois de umas duas horas e coloque uma panela com água para ferver.

Em banho-maria, faça a ou o ganache, ou seja, despeje a lata de creme de leite e dissolva o chocolate meio amargo de sua preferência. Nem precisa picá-lo com uma faca, basta quebrar todos os gomos e colocar no creme de leite. Mexa com uma colher até formar uma mistura homogênea. Desligue, espere esfriar, tire a forma do congelador e despeje sobre o creme branco já duro.

Devolva ao congelador, espere mais umas duas horas e pronto.
Retire a torta do congelador alguns minutos antes de servir.

Considerações Finais: A escolha cuidadosa dos ingredientes faz essa torta ser especial.
Cada ingrediente substituído por outro de qualidade inferior irá tirar pontos do resultado final... Bolachas do tipo tortinha ficam péssimas ao serem umedecidas e estragam não só o visual, como o sabor. Chocolate hidrogenado não devia ser chamado de chocolate. Bate-chantilly ou chantilly de caixinha não tem a mesma textura que chantilly de creme de leite fresco e assim por diante.

...

Atenção! Essa receita não é patrocinada; Os nomes e marcas citados são apenas a referência para marcas que sabemos que funcionam nesta receita. Nenhuma marca ou indivíduo patrocina o Caos & Cacao.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tiramisu de Cevada

Tarte Bresilienne

Açaí grego